Os jogos cognitivos são um excelente recurso para o
atendimento psicopedagógico, porém é preciso preservar a ludicidade, usando-o como
instrumento de vinculação afetiva e cognitiva com a aprendizagem. Torna-se
necessário então que o psicopedagogo faça intervenções de caráter subjetivo, de
forma que o indivíduo vá se percebendo e construindo a sua forma de aprender.
Os jogos são um conjunto de jogos variados que trabalham
aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos,
diversão e cognição. Desse modo, parte-se do reconhecimento
da contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento humano e
coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos. A cognição entendida nesse contexto
como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do
conhecimento” (Matlin, 2004), o que envolve uma diversidade de processos
mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de
problemas.
Nesse sentido, as habilidades cognitivas
podem ser entendidas como as capacidades que tornam o
sujeito competente e lhe permite interagir simbolicamente com o
meio. As habilidades cognitivas permitem, por exemplo, discriminar
objetos, identificar e classificar conceitos, levantar problemas, aplicar
regras e resolver problemas, e propiciam a construção e a estruturação contínua
dos processos mentais (Gatti, 1997).
Kishomoto descreve que é difícil conceituar o
que é jogo, enquanto categoria que dê conta dos diversos tipos e
características, o que é reforçado por Huizinga, segundo o qual o jogo “é função de
vida, mas não é passível de definição exata em termos lógicos, biológicos ou
estéticos”. Os jogos cognitivos apresentam características comuns
aos jogos, porém recebem essa denominação por envolverem mais fortemente
habilidades cognitivas. Em um jogo como a Hora do Rush, por exemplo, no qual o
jogador precisa movimentar vários carros para tirar um específico, trabalha-se
fortemente com a capacidade de planejamento e a resolução de problemas.
Conheça
agora os principais tipos de jogos cognitivos:
01. Jogos de
Desafio
Nesse sentido, os jogos de
desafio apresentam problemas que mobilizam o jogador a pensar, levantar
hipóteses, experimentar, planejar, testar, realizar cálculos. Desse modo,
contribuem com o desenvolvimento do raciocínio lógico, a percepção visual,
a atenção e a concentração. Como exemplo desse tipo de jogo, temos a Torre de Hanói e o Tangram.
02. Jogos de
Tabuleiro
Os jogos de tabuleiro, por
sua vez, apresentam diversos formatos e objetivos, de modo geral, envolvem
a participação de pelo menos dois jogadores, o exercício de estratégia e
raciocínio lógico para vencer o adversário ou resolver o desafio apresentado,
como exemplo, temos o jogo de xadrez, damas,
pentagrama, jogo da velha, entre outros.
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