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Autismo: atividades interativas



As atividades interativas são exemplos com o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades sócio - emocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação de crianças com diagnósticos do Espectro do Autismo.
Quanto mais motivadora e divertida for à interação, maior a chance da criança com autismo permanecer espontaneamente na atividade.

“Se a criança gosta de música, por exemplo, nós podemos cantar, dançar e tocar algum instrumento musical”.

Quando a criança já estiver altamente motivada por nossa ação, começamos a solicitar algo desafiador para ela. Por exemplo, o adulto faz cócegas (ação motivadora) várias vezes na criança sem pedir nada para ela. Apenas quando a criança já está altamente motivada pelas cócegas e demonstra de alguma forma querer mais, este adulto solicita algo desafiador para ela (o papel da criança na brincadeira), como falar uma palavra isolada ou uma sentença, olhar nos olhos ou fazer algum gesto.
O prazer e a diversão na interação social levam a pessoa com autismo a querer interagir cada vez mais com outras pessoas e, consequentemente, aprender novas habilidades sócio - emocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação. Investir na conexão amorosa e divertida com a criança com autismo beneficia o relacionamento e o aprendizado.

É importante que cada atividade seja elaborada levando-se em conta as necessidades, os interesses e o estágio de desenvolvimento de cada indivíduo, de forma que a atividade seja motivadora, acessível e que promova com eficácia o desenvolvimento de habilidades específicas.

Confira dicas de atividades

Bolhas de sabão com animais

Interesses:

Bolhas de sabão, movimentos corporais amplos, onomatopeias, efeitos sonoros, expressões faciais exageradas, suspense, animais.

·         Metas principais:

Comunicação verbal. Contato visual. Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.


Ação motivadora (o papel do adulto):

Fazer bolhas de sabão e, com suspense e animação, manusear o fantoche do sapo para que ele “coma” as bolhas.

Solicitação (o papel da criança):

Falar a palavra “Bolha”. Em algumas regiões brasileiras a bolha de sabão é chamada de bola de sabão. Se sua criança reside em uma destas regiões, modele e solicite que ela tente falar a palavra “Bola”.

Preparação da atividade:

Traga um potinho de fazer bolhas de sabão e um fantoche de sapo para o quarto. Se o fantoche for daqueles que abrem a boca, fica mais interessante ainda!




Dado das brincadeiras

Interesses:

Brincadeiras físicas, pular, rodar, cair, balançar, massagem com diferentes pressões, andar de cavalinho nas costas do adulto, jogar objetos para cima e vê-los cair.

Metas principais:

Desenvolver atenção compartilhada de 15 minutos ou mais. Flexibilidade. Participação física.

Ação motivadora (o papel do adulto):

Oferecer 6 diferentes ações motivadoras para a criança de acordo com a faceta sorteada de um dado gigante.

PULAR: Ajudar a criança a pular bem alto a segurando pelo tronco, ou segurando em suas mãos enquanto ela pula em uma pequena na cama elástica, ou ainda pulando sentada em cima de uma bola de Pilates ou fisioterapia.
RODAR: Girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
CAIR: Levantar a criança e gentilmente deixá-la cair em segurança sobre um conjunto de almofadas, pufes ou colchões.
BALANÇAR: Balançá-la em seus braços para uma lado e para outro, ou balançá-la para frente e para trás em seu colo enquanto vocês estão sentados em uma bola de fisioterapia, ou ainda balançá-la em uma rede no quarto.
APERTAR: Oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidades de pressão nas diversas partes do corpo da criança.
CAVALO (ou PASSEAR): Levar a criança para andar de cavalinho em suas costas.

Solicitação (o papel da criança):

Jogar o dado gigante.

Preparação da atividade:

Confeccione um cubo grande, de pelo menos 20cm de aresta. Você pode utilizar o material de uma simples caixa de papelão ou um tecido impermeável preenchido com espuma rígida. Cada faceta do dado contém afixado um cartão confeccionado por você com uma palavra e possivelmente uma figura correspondente. As palavras e figuras representam as ações motivadoras que você irá oferecer.

TABULEIRO DE ATIVIDADES FUNCIONAIS

Descrição: Visa desenvolver a capacidade de realizar atividades básicas da vida diária envolvendo o uso das mãos através de atividades como: alinhavar; dar nós simples e laços; manipular fechos, como zíper e botões; afivelar e outras envolvidas na função do vestir, visando desenvolver e/ou melhorar a autonomia e independência do usuário.



Como já se sabe o tratamento do Autismo deve ser sempre interdisciplinar e as evidências têm mostrado que as estratégias mais eficazes envolvem atividades que envolva a criança com Autismo com outras pessoas e em sequências compartilhadas que tenham começo-meio-fim e sentido social.  Dentre estas atividades, ressalta-se a utilização de brinquedos que possam auxiliar no seu desenvolvimento motor, social e sensorial.
O uso de quebra-cabeças, cartas de cores, materiais de encaixe, identificação de faces auxilia a criança a estimular sua consciência de emoções faciais, coordenação motora fina, estimula identificação de faces e aumenta a sensibilidade proprioceptiva.

Fontes de pesquisas:


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