As
atividades interativas são exemplos com o objetivo de promover o
desenvolvimento das habilidades sócio - emocionais, cognitivas,
sensório-motoras e de comunicação de crianças com diagnósticos do Espectro do
Autismo.
Quanto
mais motivadora e divertida for à interação, maior a chance da criança com
autismo permanecer espontaneamente na atividade.
“Se
a criança gosta de música, por exemplo, nós podemos cantar, dançar e tocar
algum instrumento musical”.
Quando a
criança já estiver altamente motivada por nossa ação, começamos a solicitar
algo desafiador para ela. Por exemplo, o adulto faz cócegas (ação
motivadora) várias vezes na criança sem pedir nada para ela. Apenas quando a
criança já está altamente motivada pelas cócegas e demonstra de alguma forma
querer mais, este adulto solicita algo desafiador para ela (o papel da criança
na brincadeira), como falar uma palavra isolada ou uma sentença, olhar nos
olhos ou fazer algum gesto.
O
prazer e a diversão na interação social levam a pessoa com autismo a querer
interagir cada vez mais com outras pessoas e, consequentemente, aprender novas
habilidades sócio - emocionais, cognitivas, sensório-motoras e de
comunicação. Investir
na conexão amorosa e divertida com a criança com autismo beneficia o
relacionamento e o aprendizado.
É
importante que cada atividade seja elaborada levando-se em conta as necessidades, os interesses e o estágio de
desenvolvimento de cada indivíduo, de forma que a atividade
seja motivadora, acessível e que promova com eficácia o desenvolvimento de
habilidades específicas.
Confira
dicas de atividades
Bolhas
de sabão com animais
Interesses:
Bolhas de
sabão, movimentos corporais amplos, onomatopeias, efeitos sonoros, expressões
faciais exageradas, suspense, animais.
·
Metas principais:
Comunicação verbal.
Contato visual. Desenvolver período de atenção compartilhada de 5min ou mais.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Fazer
bolhas de sabão e, com suspense e animação, manusear o fantoche do sapo para
que ele “coma” as bolhas.
Solicitação (o papel da criança):
Falar a
palavra “Bolha”. Em algumas regiões brasileiras a bolha de sabão é chamada de
bola de sabão. Se sua criança reside em uma destas regiões, modele e solicite
que ela tente falar a palavra “Bola”.
Preparação da atividade:
Traga um
potinho de fazer bolhas de sabão e um fantoche de sapo para o quarto. Se o
fantoche for daqueles que abrem a boca, fica mais interessante ainda!
Dado das
brincadeiras
Interesses:
Brincadeiras físicas, pular, rodar, cair, balançar, massagem com
diferentes pressões, andar de cavalinho nas costas do adulto, jogar objetos
para cima e vê-los cair.
Metas principais:
Desenvolver atenção compartilhada de 15 minutos ou mais.
Flexibilidade. Participação física.
Ação motivadora (o papel do adulto):
Oferecer 6 diferentes ações motivadoras para a criança de acordo
com a faceta sorteada de um dado gigante.
PULAR: Ajudar a criança a pular bem alto a segurando pelo tronco, ou segurando em suas mãos enquanto ela pula em uma pequena na cama elástica, ou ainda pulando sentada em cima de uma bola de Pilates ou fisioterapia.
RODAR: Girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
CAIR: Levantar a criança e gentilmente deixá-la cair em segurança sobre um conjunto de almofadas, pufes ou colchões.
BALANÇAR: Balançá-la em seus braços para uma lado e para outro, ou balançá-la para frente e para trás em seu colo enquanto vocês estão sentados em uma bola de fisioterapia, ou ainda balançá-la em uma rede no quarto.
APERTAR: Oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidades de pressão nas diversas partes do corpo da criança.
CAVALO (ou PASSEAR): Levar a criança para andar de cavalinho em suas costas.
Solicitação (o papel da criança):
Jogar o dado gigante.
Preparação da atividade:
Confeccione um cubo grande, de pelo menos 20cm de aresta. Você
pode utilizar o material de uma simples caixa de papelão ou um tecido
impermeável preenchido com espuma rígida. Cada faceta do dado contém afixado um
cartão confeccionado por você com uma palavra e possivelmente uma figura
correspondente. As palavras e figuras representam as ações motivadoras que você
irá oferecer.
TABULEIRO DE ATIVIDADES
FUNCIONAIS
Descrição: Visa desenvolver a capacidade de realizar atividades
básicas da vida diária envolvendo o uso das mãos através de atividades como:
alinhavar; dar nós simples e laços; manipular fechos, como zíper e botões;
afivelar e outras envolvidas na função do vestir, visando desenvolver e/ou
melhorar a autonomia e independência do usuário.
Como já se sabe o tratamento do Autismo deve ser sempre interdisciplinar e as
evidências têm mostrado que as estratégias mais eficazes envolvem atividades
que envolva a criança com Autismo com outras pessoas e em sequências
compartilhadas que tenham começo-meio-fim e sentido social. Dentre estas
atividades, ressalta-se a utilização de brinquedos que possam auxiliar no seu
desenvolvimento motor, social e sensorial.
O uso de quebra-cabeças,
cartas de cores, materiais de encaixe, identificação de faces auxilia a criança
a estimular sua consciência de emoções faciais, coordenação motora fina,
estimula identificação de faces e aumenta a sensibilidade proprioceptiva.
Fontes de pesquisas:
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