O Transtorno do Déficit de Atenção com
Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que
aparece na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida.
Ele se
caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
·
As crianças com TDAH, em especial os
meninos, são agitadas ou inquietas.
- Elas
são facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se
distraem com pensamentos “internos”, isto é”, vivem “voando”.
- Nas
provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas,
acentos, etc).
- Como a
atenção é necessária para o bom funcionamento da memória, elas em geral,
são esquecidas:
- Esquecem
recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova,
etc.
Embora cada criança seja única, observam-se
certos padrões comuns em relação aos pontos fortes das crianças com TDAH, tais
como:
Capacidade global visual (“o ver o todo”);
Expressão
verbal, Imaginação, Criatividade;
Aplicação Especial de Pensamento
Abstrato;
Emoções Intensas, Entusiasmo,
Curiosidades;
Como ajudar a criança a
desenvolver seus potenciais, entender e aprender a lidar com suas dificuldades?
1.
Ajudá-la a entender que seu estilo de aprendizagem é diferente
do de seus amigos;
2. Distanciar-se dos
ruídos e das distrações;
3. Dar
instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa
corresponder;
4. Ensinar
a criança a não interromper as suas atividades, ou seja, tentar finalizar
aquilo que começa;
Com os cuidados
necessários, o TDAH torna-se administrável e a criança se desenvolve plenamente.
Hoje em dia, com os diversos recursos e
cuidados disponíveis, é possível viver com qualidade, independentemente dos sintomas do TDAH e da fase da vida de cada paciente. Para isso, além do
apoio de um profissional na área, é preciso muita informação!
Além dos impactos causados pelos
sintomas, a desinformação alheia sobre o TDAH pode ser outra barreira para quem busca qualidade de
vida e inserção social.
Nota:
“Os sinais de alerta para distúrbios
comportamentais e/ou psicológicos não necessariamente o TDAH, mas sinais que devem fazer os pais buscarem ajuda
especializada são dois. O primeiro são os prejuízos no funcionamento social, ou
seja, sofrimento na vidinha social da criança que levam a dificuldades de
relacionamento. E o segundo é o prejuízo no funcionamento acadêmico – e isso
não significa tirar uma nota baixa em português ou matemática, trata-se de
impacto negativo na vida da criança, que acarrete em sofrimento. O TDAH, como
qualquer outra doença, é sinônimo de prejuízo na vida do paciente criança.”
Fonte:
2.
Site da Associação
Brasileira de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
3.
Wilens TE, Faraone
SV, Biederman J. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Adults. JAMA.
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