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COMO LIDAR COM O TDAH NA INFÂNCIA


O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha a pessoa por toda a sua vida.
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

·         As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas.
  • Elas são facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos “internos”, isto é”, vivem “voando”.
  • Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc).
  • Como a atenção é necessária para o bom funcionamento da memória, elas em geral, são esquecidas:
  • Esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova, etc.
Embora cada criança seja única, observam-se certos padrões comuns em relação aos pontos fortes das crianças com TDAH, tais como:

Capacidade global visual (“o ver o todo”);
Expressão verbal, Imaginação, Criatividade;
Aplicação Especial de Pensamento Abstrato;
Emoções Intensas, Entusiasmo, Curiosidades;

Como ajudar a criança a desenvolver seus potenciais, entender e aprender a lidar com suas dificuldades?

1.         Ajudá-la a entender que seu estilo de aprendizagem é diferente do de seus amigos;
2.       Distanciar-se dos ruídos e das distrações;
3.       Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder;
4.       Ensinar a criança a não interromper as suas atividades, ou seja, tentar finalizar aquilo que começa;

Com os cuidados necessários, o TDAH torna-se administrável e a criança se desenvolve plenamente.

Hoje em dia, com os diversos recursos e cuidados disponíveis, é possível viver com qualidade, independentemente dos sintomas do TDAH e da fase da vida de cada paciente. Para isso, além do apoio de um profissional na área, é preciso muita informação!
 Além dos impactos causados pelos sintomas, a desinformação alheia sobre o TDAH pode ser outra barreira para quem busca qualidade de vida e inserção social.

Nota:
“Os sinais de alerta para distúrbios comportamentais e/ou psicológicos não necessariamente o TDAH, mas sinais que devem fazer os pais buscarem ajuda especializada são dois. O primeiro são os prejuízos no funcionamento social, ou seja, sofrimento na vidinha social da criança que levam a dificuldades de relacionamento. E o segundo é o prejuízo no funcionamento acadêmico – e isso não significa tirar uma nota baixa em português ou matemática, trata-se de impacto negativo na vida da criança, que acarrete em sofrimento. O TDAH, como qualquer outra doença, é sinônimo de prejuízo na vida do paciente criança.”




Fonte:


2.       Site da Associação Brasileira de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

3.       Wilens TE, Faraone SV, Biederman J. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Adults. JAMA. 



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