O desenvolvimento infantil se inicia
ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica, a
construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva,
afetiva e social.
A primeira infância, que abrange a idade
entre zero a cinco anos, é a fase em que a criança se encontra mais receptiva
aos estímulos. Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os
primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar
e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.
Principais etapas do
desenvolvimento motor:
A primeira etapa motora que o bebê deve
alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer
por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a
criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar
e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a
andar livremente.
·
Importante
ressaltar que a criança avança lentamente, porém com regularidade, ou seja,
adquire uma nova capacidade, tem uma pausa para estabilização, consegue outra
aquisição e assim por diante. Todo esse processo depende do desenvolvimento do
sistema nervoso.
Os pais podem
contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um
ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre
num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar
a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada e sob supervisão,
brincar com brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de
borracha e cantar músicas infantis.
Todo
desenvolvimento depende também de fatores genéticos, do ambiente em que se vive
da saúde, dos estímulos recebidos. É importante que os pais promovam as
habilidades de aprendizagem da criança com tranquilidade e amor, sem imposições.
Fonte de pesquisas:
Google.com e Blogger Infantil
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