Neste artigo, vamos aprender um pouco sobre as Funções Executivas (FE)
e sua importância.
A função
executiva (também conhecida como controle cognitivo e sistema
supervisor atencional) é um termo abrangente para a gestão (regulação, controle)
dos processos
cognitivos,[1] incluindo memória
de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e resolução
de problemas,[2] bem como o planejamento e execução
Essas são
um conjunto de habilidades integradas que visam um objetivo, ou seja, são as
habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos,
nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.
Existem três categorias de funções executivas:
1. A memória operacional,
ou memória de trabalho;
2. O controle inibitório, ou autocontrole;
3. A
flexibilidade cognitiva;
As Funções Executivas são desenvolvidas ao longo da infância,
adolescência e primeiros anos da vida adulta e estão relacionados à maturação
do córtex pré-frontal, região cerebral responsável por estas habilidades.
O desenvolvimento se dá a partir da superação de desafios.
Portanto, qualquer jogo ou brincadeira com regras estabelecidas e objetivo
especifico pode ser tarefa de treino para efetivar estas habilidades.
Todo hábito é um
treino, uma repetição, quando a
tarefa for bem concluída mesmo que não tenha sida atingida sozinha deve ser
acompanhada por um reforço positivo. Assim, conforme a assimilação da tarefa é
feita pelo indivíduo, aos poucos, a mediação é retirada.
O que podemos fazer para ajudar as crianças a
desenvolver essas funções (habilidades) ?
De acordo com Vygotsky, em
crianças muito jovens, a partir da educação infantil, a participação em brincadeiras de faz-de-conta de interação social é
essencial para o desenvolvimento das funções executivas.
** Demonstrou-se que atividades físicas como o
treinamento de Tae Kwon Do, pular corda, brincar ao ar livre, andar de
bicicleta melhora as funções executivas das crianças (inibição: disciplina, regulação
da emoção; memória de trabalho:
desempenho numa tarefa mental de matemática) e o tratamento respeitoso dos
colegas.
** Crianças mais novas devem
ser estimuladas a criarem seus próprios
brinquedos, como por exemplo: caixas de papelão podem
transformar-se em carros, navios pirata, trens, aviões, castelos, casas, camas,
fogões com galhos, pedrinhas, areia e terra, criam-se incríveis cenários para
brincar com bonecos e animais de brinquedo.
Pega varetas e
quebra-cabeça.
O que sabemos?
O desenvolvimento do potencial máximo das funções executivas é
um processo que exige
tempo e isso se explica, em parte, pela lentidão do
amadurecimento do córtex pré-frontal. As alterações nas funções executivas são
aparentes quando as crianças se tornam capazes de manter em mente os objetivos importantes
(por exemplo, terminar o dever de casa ao invés de assistir à televisão).
Observam-se melhorias nas funções executivas também quando as crianças
desenvolvem a capacidade de analisar seu ambiente para decidir qual o plano de
ação apropriado (por exemplo, estudar hoje à noite é essencial para a obtenção
de uma boa nota no exame do dia seguinte).
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