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Funções executivas - 2ª Edição


Neste artigo, vamos aprender um pouco sobre as Funções Executivas (FE) e sua importância.
função executiva (também conhecida como controle cognitivo e sistema supervisor atencional) é um termo abrangente para a gestão (regulação, controle) dos processos cognitivos,[1] incluindo memória de trabalhoraciocínio, flexibilidade de tarefas e resolução de problemas,[2] bem como o planejamento e execução
Essas são um conjunto de habilidades integradas que visam um objetivo, ou seja, são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações.

Existem três categorias de funções executivas:

1.     memória operacional, ou memória de trabalho;
2.   controle inibitório, ou autocontrole;
3.   A flexibilidade cognitiva;

As Funções Executivas são desenvolvidas ao longo da infância, adolescência e primeiros anos da vida adulta e estão relacionados à maturação do córtex pré-frontal, região cerebral responsável por estas habilidades.
O desenvolvimento se dá a partir da superação de desafios. Portanto, qualquer jogo ou brincadeira com regras estabelecidas e objetivo especifico pode ser tarefa de treino para efetivar estas habilidades.
Todo hábito é um treino, uma repetição, quando a tarefa for bem concluída mesmo que não tenha sida atingida sozinha deve ser acompanhada por um reforço positivo. Assim, conforme a assimilação da tarefa é feita pelo indivíduo, aos poucos, a mediação é retirada.


O que podemos fazer para ajudar as crianças a desenvolver essas funções (habilidades) ?

De acordo com Vygotsky, em crianças muito jovens, a partir da educação infantil, a participação em brincadeiras de faz-de-conta de interação social é essencial para o desenvolvimento das funções executivas.

** Demonstrou-se que atividades físicas como o treinamento de Tae Kwon Do, pular corda, brincar ao ar livre, andar de bicicleta melhora as funções executivas das crianças (inibição: disciplina, regulação da emoção; memória de trabalho: desempenho numa tarefa mental de matemática) e o tratamento respeitoso dos colegas.

** Crianças mais novas devem ser estimuladas a criarem seus próprios brinquedos, como por exemplo: caixas de papelão podem transformar-se em carros, navios pirata, trens, aviões, castelos, casas, camas, fogões com galhos, pedrinhas, areia e terra, criam-se incríveis cenários para brincar com bonecos e animais de brinquedo.

Brinquedos também são importantes nessa idade, jogos como:                         
     Pega varetas e quebra-cabeça.
O que sabemos?
O desenvolvimento do potencial máximo das funções executivas é um processo que exige tempo e isso se explica, em parte, pela lentidão do amadurecimento do córtex pré-frontal. As alterações nas funções executivas são aparentes quando as crianças se tornam capazes de manter em mente os objetivos importantes (por exemplo, terminar o dever de casa ao invés de assistir à televisão). Observam-se melhorias nas funções executivas também quando as crianças desenvolvem a capacidade de analisar seu ambiente para decidir qual o plano de ação apropriado (por exemplo, estudar hoje à noite é essencial para a obtenção de uma boa nota no exame do dia seguinte).

Fonte de pesquisa:                                                                                                                          Espaço PsicoEnvolver                                                                                                                             Wikipédia, a enciclopédia livre.

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