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TANGRAM - Excelente ferramenta de aprendizagem


O jogo propicia as crianças o desenvolvimento do raciocínio, a capacidade de concentração e a perseverança. Com o uso dele, a criança tem a necessidade de planejar e desenvolver estratégias. Com esse divertido jogo, podemos propor “situações problemas”, que parece ser uma forma muito valiosa para a introdução de novos desafios que despertem a curiosidade das crianças, aguçando o interesse pelo conhecimento, através da diversão.

O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isóscele médio. As sete peças formam um quadrado. Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, “Tchi Tchiao Pan”, significa “Sete Peças da Sabedoria”. Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.

Esse jogo é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais. Também desenvolve a coordenação motora fina.

Objetivos do Tangram:

  •  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Desenvolver a concentração e a atenção;
  • Identificar e construir formas geométricas;
  • Desenvolver a noção de espaço;
  • Realizar atividades de exploração livre (formas, texturas e tamanhos);
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação;


O Tangram também estimula o desenvolvimento da imaginação

e de habilidades matemáticas:


Além do aspecto lúdico do jogo, o Tangram pode ser explorado no ensino da Matemática. Ele pode ser utilizado em diferentes conteúdos como área, perímetro, razão, proporção, fração, multiplicação, divisão, semelhança, simetrias, transformações isométricas, etc. Pode ser explorado também em interdisciplinaridade com as Ciências, Artes e História. São inúmeras as possibilidades exploratórias do Tangram utilizando-se de material concreto de manipulação. No entanto, o uso do ambiente computacional pode ampliar ainda mais as potencialidades pedagógicas do Tangram.

Fontes de pesquisas:

·         Bruna Reis – Clínica e Institucional
       Autismo no Amazonas (Com adaptações)
·         Wikipédia
·         Espaço Educar
·    

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