Pular para o conteúdo principal

Atraso psicomotor


Hoje em dia ainda não se conhecem com exatidão e certeza os fatores que causam    o atraso psicomotor. Ainda assim, segundo os especialistas, este pode surgir devido a um problema genético ou adquirido.
Se o seu filho tem a idade suficiente para caminhar e ainda não o faz, não consegue pegar com força e precisão nenhum objeto, ou se costuma mostrar-se inibido perante as pessoas que se aproximam dele, poderá sofrer de um atraso psicomotor. No entanto, é importante que não se alarme dado que sofrer de algum destes sintomas não significa que a criança não vai poder vir a desenvolver estas capacidades, mas sim, certamente, aprende a desenvolvê-las mais lentamente. Na grande maioria dos casos em que os pais vão às consultas trata-se mais de uma atitude apreensiva por parte da criança.

Quais são os sinais de atraso psicomotor?

Suspeita-se de um atraso psicomotor quando as crianças não desenvolvem as habilidades dentro do período de tempo adequado, ou o fazem com muitas dificuldades. Não se deve confundir o atraso psicomotor com os atrasos normais do desenvolvimento das capacidades de brincar, comunicar ou resolver problemas.
Embora nalguns casos apenas afete uma área, como poderia acontecer com a linguagem, o andar ou as capacidades sociais, os pais devem estar atentos aos pormenores que mostramos em seguida para detectar um possível atraso psicomotor:
  • Se um bebé de 6 meses demonstra irritabilidade, utiliza apenas uma mão para brincar, mostra pouco interesse pelo que o rodeia ou se sobresalta frequentemente perante ruídos.
  • Se um bebé de 1 anonão se desloca sozinho para nenhum lado (ou a menos de dois metros), baba-se durante grande parte do dia e se leva à boca todo o tipo de objetos;
  • Se um bebé de 2 anos é muito hiperativo e não se consegue concentrar em atividades adequadas à sua idade, ou se é incapaz de entrar em brincadeiras porque não as entende.
No caso de o seu filho mostrar algum destes sinais, é importante contatar especialistas para que se realize um diagnóstico adequado e, no caso de realmente sofrer de um transtorno, começar um tratamento especializado de imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperlexia: O que é e como diagnosticar:

H iperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras. O que é? A hiperlexia pode ser entendida como uma síndrome, que compreende sintomas como uma alta capacidade de leitura e uma espécie de obsessão por letras e números, porém acompanhada de uma espécie de retardo em outras áreas do desenvolvimento. Essa síndrome pode ser entendida a partir de três características principais:  capacidade precoce de leitura ,  dificuldade em lidar com a linguagem oral  e uma  inadaptação social dos comportamentos . Como diagnosticar? Algumas características podem encaminhar o diagnóstico de hiperlexia, entre elas, deve-se atentar prioritariamente para a precocidade da interação da criança com letras e números. A partir dos 18 meses, crianças hiperléxicas já começam a demonstrar uma capacidade diferenciada para identificação de letras e números, e aproximadamente a partir dos 3

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

N essa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante.  Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis.  À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: o desafio é maior para a criança quando ela lembra e aplica as regras por conta própria. Proponha atividades de vida prática mais instigante, que exijam melhor coordenação motora fina, mais destreza e/ou maior concentração, além de proporcionarem maior autonomia à criança: atar cadarços de sapatos, dobrar as próprias roupas e guardá-las, cortar alimentos de média consistência com uma faca sem ponta, descascar legumes com um utensílio próprio, etc. Segue alguns outros exemplos e dicas de atividades: Jogos de tabuleiro tradicionais Jogos de tabuleiro tradicionais como Damas, Resta 1, Batalh

Atividades Lúdicas que Auxiliam na Psicomotricidade

A Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações. De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia). Assim, a coordenação motora pode ser analisada segundo três pontos de vista: a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares; b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular; c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades. Vamos aprender algumas atividades sobre a coordenação motora ampla: Coordenação motora ampla:  é o trabalho que vai apurar os movimentos do