A Coordenação motora é a capacidade de
coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central
(cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.
De acordo com Lopes et.al. (2003), o conceito
de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas
científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor,
biomecânica, fisiologia). Assim, a coordenação motora pode ser analisada
segundo três pontos de vista:
a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.
a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.
Vamos aprender algumas atividades sobre a
coordenação motora ampla:
Coordenação motora ampla: é o trabalho
que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e
cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris). As atividades envolvidas nesta
prática dizem respeito à organização geral do ritmo, ao desenvolvimento e às
percepções gerais da criança.
1. Saltar a corda
2. Lançar bolas
3. Montar
quebra-cabeça gigante no chão
4. Correr com fitas
coloridas sem deixá-las tocar o chão
5.
Jogar bolas de ar (bexiga, balão) para o alto e
não deixá-las tocar o chão;
6.
Rodar pneu de borracha.
Fonte de pesquisa:
Google.com
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/atividades-ludicas-que-auxiliam-na-psicomotricidade/32032
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