A psicomotricidade é uma ciência que estuda, de acordo com
Costa (2002) “as alterações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na
compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em
um contexto psicossocial”. Dessa forma, pode-se afirmar que a psicomotricidade
realiza a integração das funções motoras e psíquicas a partir da maturação do sistema
nervoso.
Com o objetivo de proporcionar a criança de um domínio do seu próprio
corpo as técnicas desta ciência são aplicadas através da estimulação da
motricidade, jogos, percursos, brincadeiras e as variações da aplicação pratica
surgem de acordo a cada necessidade específica.
Tendo em vista que o desenvolvimento humano ocorre de
maneira encadeada, caso uma criança não adquira algumas habilidades básicas
necessárias ela encontrará dificuldades para adquirir competências mais
complexas. Por exemplo, caso a criança tenha uma baixa condição postural que
prejudique o seu sentar, o custo de resposta para que ela consiga se concentrar
em determinada atividade e seguir os comandos solicitados será muito mais alto.
Isso ocorre uma vez que, sem a sua sustentação e tônus adquirido, a criança
precisa pensar em vários processos ao mesmo tempo, nesse caso, ela precisará
pensar concomitantemente como sustentar seu corpo ao sentar e como executar a
tarefa solicitada, ou seja, a base psicomotora da criança é essencial para a
aprendizagem de novas competências.
Caso você perceba que seu filho apresenta atrasos no desenvolvimento e dificuldades motoras procure um especialista.
Referencias:
COSTA. A. C. Psicopedagogia e psicomotricidade: Pontos de
intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
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