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Vamos falar um pouco sobre psicomotricidade?




A psicomotricidade é uma ciência que estuda, de acordo com Costa (2002) “as alterações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial”. Dessa forma, pode-se afirmar que a psicomotricidade realiza a integração das funções motoras e psíquicas a partir da maturação do sistema nervoso. 

Com o objetivo de proporcionar a criança de um domínio do seu próprio corpo as técnicas desta ciência são aplicadas através da estimulação da motricidade, jogos, percursos, brincadeiras e as variações da aplicação pratica surgem de acordo a cada necessidade específica.

Tendo em vista que o desenvolvimento humano ocorre de maneira encadeada, caso uma criança não adquira algumas habilidades básicas necessárias ela encontrará dificuldades para adquirir competências mais complexas. Por exemplo, caso a criança tenha uma baixa condição postural que prejudique o seu sentar, o custo de resposta para que ela consiga se concentrar em determinada atividade e seguir os comandos solicitados será muito mais alto. 

Isso ocorre uma vez que, sem a sua sustentação e tônus adquirido, a criança precisa pensar em vários processos ao mesmo tempo, nesse caso, ela precisará pensar concomitantemente como sustentar seu corpo ao sentar e como executar a tarefa solicitada, ou seja, a base psicomotora da criança é essencial para a aprendizagem de novas competências. 

Caso você perceba que seu filho apresenta atrasos no desenvolvimento e dificuldades motoras procure um especialista.

Referencias:

COSTA. A. C. Psicopedagogia e psicomotricidade: Pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.

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