Para Piaget os valores morais são desenvolvidos a partir da interação com diversos ambientes sociais e assim passa por etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
Na anomia, própria da criança pequena até 5 anos, não existem regras e normas, o que determinam suas ações são as necessidades básicas, como fome, sono.A heteronomia, crianças de 5 até aproximadamente 10 anos, as ações estão ligadas as ordens e leis externas ou impostas por outros.
Na autonomia há o desenvolvimento de princípios éticos e morais, onde observa-se a responsabilidade, justiça.
Pensando nessas etapas da moralidade, precisamos ajudar nossas crianças a desenvolverem a autonomia, o que se torna difícil, pensando que somos, parte do tempo, heterônomos e a aprendizagem se dá, muitas vezes, por atos. Um exemplo de nossa atualidade é o uso exagerado do celular por crianças, onde usamos expressões “sai desse celular”, “agora chega, vai fazer suas obrigações” e o que mostramos muitas vezes são usos exacerbados dos mesmos.
Por isso, precisamos oferecer um ambiente de bons exemplos, de respeito mútuo, afetivo, sem autoritarismo, com reciprocidade. É muito importante dar condições para a criança refletir sobre seus atos, olhando para todos envolvidos na situação. Dando oportunidades para que possa adotar valores, princípios que levarão para a vida.
Dica: coloque a criança para pensar sobre seus atos, escute o lado dela, valorize pensamentos e atitudes de justiça e honestidade, não subestime sua capacidade de resolver as situações/problemas, as intervenções devem ser feitas no momento dos conflitos e joguem jogos de regras e estimulem os valores e princípios adequados para um bom convívio.
Escrito por Fernanda Torres - Psicóloga
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