Pular para o conteúdo principal

A importância dos blocos de montar




Na educação, os blocos de montar são excelentes ferramentas para o desenvolvimento infantil, pois as crianças aprendem de maneira lúdica e natural.

As atividades propostas vão depender da faixa etária de cada criança e dos objetivos, pode se propor uma brincadeira livre ou direcionada.

Quando você observa crianças brincando com blocos de montar é fácil perceber os inúmeros benefícios desta brincadeira tão divertida.

Agem como cientistas experimentando tudo. Testam cada peça, observando cor, forma e estrutura.

Elas exercitam a concentração e descobrem, através de suas experiências, as relações de causa e efeito.



Agora vamos aprender um pouco sobre os benefícios de utilizar os blocos de montar:

·         Habilidades de matemática e ciência: Construir com blocos promove o raciocínio espacial e consciência de proporções e padrões

Quando a criança constrói, sua mente usa o raciocínio sobre que peças vão funcionar melhor e como devem ser organizadas. Os blocos também ensinam frações e divisão, assim as crianças aprendem matemática mesmo sem perceber.

  • ·         Desenvolvimento da Criança: O benefício mais óbvio é o desenvolvimento de habilidades motoras finas. As habilidades motoras finas são aquelas que requerem pequenos movimentos musculares.


  • ·         Habilidades de pensamento: Quando uma criança constrói com BLOCOS, ela está usando habilidades para resolver problemas. Ela tem que descobrir quais blocos trabalha melhor em sua construção.


  • ·         Criatividade: Construção com blocos favorece a criatividade de uma criança. Os blocos incentivam as crianças a pensar fora da caixa e sonhar infinitas possibilidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogos Cognitivos no atendimento psicopedagógico

Os jogos cognitivos  são um excelente recurso para o atendimento psicopedagógico , porém é preciso preservar a ludicidade, usando-o como instrumento de vinculação afetiva e cognitiva com a aprendizagem. Torna-se necessário então que o psicopedagogo faça intervenções de caráter subjetivo, de forma que o indivíduo vá se percebendo e construindo a sua forma de aprender. Os jogos  são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Desse modo, parte-se do reconhecimento da contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento humano e coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos. A cognição entendida nesse contexto como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” (Matlin, 2004), o que envolve uma diversidade de processos mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de problemas. Nesse sentido, as habilidades cogniti...

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

N essa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante.  Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis.  À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: o desafio é maior para a criança quando ela lembra e aplica as regras por conta própria. Proponha atividades de vida prática mais instigante, que exijam melhor coordenação motora fina, mais destreza e/ou maior concentração, além de proporcionarem maior autonomia à criança: atar cadarços de sapatos, dobrar as próprias roupas e guardá-las, cortar alimentos de média consistência com uma faca sem ponta, descascar legumes com um utensílio próprio, etc. Segue alguns outros exemplos e dicas de atividades: Jogos de tabuleiro tradicionais Jogos de tabuleiro tradicionais como Damas, Resta ...

Desenvolvimento motor na primeira infância. Saiba a importância:

O desenvolvimento infantil se inicia ainda na vida uterina, com o crescimento físico, a maturação neurológica, a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, afetiva e social. A primeira infância, que abrange a idade entre zero a cinco anos, é a fase em que a criança se encontra mais receptiva aos estímulos . Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano. Principais etapas do desenvolvimento motor: A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer por volta dos cinco meses e o sentar sozinho aos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé. Em torno dos 12 meses, a criança começa a andar livremente. ·  ...