A coordenação motora
fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação
entre a mão e o olho, a coordenação viso motora. Esse desenvolvimento é de
grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade
muscular nos membros superiores e inferiores.
Mas como podemos
trabalhar para desenvolver a coordenação motora fina em crianças com autismo?
Muitas atividades podem ser
realizadas com esse intuito, dessa forma deixo para vocês algumas dicas
de atividades:
·
dobrar papel;
·
rasgar papel;
·
enrolar papel;
·
furar papel com furador;
·
carimbar papel;
·
colar papel;
·
recortar com tesoura;
- colorir/pintar com giz de
cera, lápis de cor, pincéis;
- montar lego;
- modelar massinha ou argila;
- alinhavar materiais
perfurados;
- abrir e fechar zíper;
- abrir e fechar velcro;
- amarrar cadarço…
É importante que se tenha total compreensão das
dificuldades apresentadas pelas crianças com autismo. Cada uma tem um
desafio a ser superado, por conta disso, os educadores têm um papel
excepcional na sala de aula para esse público.
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