Pular para o conteúdo principal

Desenvolver a coordenação motora fina dos autistas. Dicas de atividades:


A coordenação motora fina trata dos movimentos realizados pelas mãos e dedos e também de sua ligação entre a mão e o olho, a coordenação viso motora. Esse desenvolvimento é de grande relevância para a escrita e necessita que a criança tenha boa tonicidade muscular nos membros superiores e inferiores.

Mas como podemos trabalhar para desenvolver a coordenação motora fina em crianças com autismo?

Muitas atividades podem ser realizadas com esse intuito, dessa forma deixo para vocês algumas dicas de atividades:


·         dobrar papel;
·         rasgar papel;
·         enrolar papel;
·         furar papel com furador;
·         carimbar papel;
·         colar papel;
·         recortar com tesoura;
  • colorir/pintar com giz de cera, lápis de cor, pincéis;
  • montar lego;
  • modelar massinha ou argila;
  • alinhavar materiais perfurados;
  • abrir e fechar zíper;
  • abrir e fechar velcro;
  • amarrar cadarço…

É importante que se tenha total compreensão das dificuldades apresentadas pelas crianças com autismo. Cada uma tem um desafio a ser superado, por conta disso, os educadores têm um papel excepcional na sala de aula para esse público. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

N essa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante.  Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis.  À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: o desafio é maior para a criança quando ela lembra e aplica as regras por conta própria. Proponha atividades de vida prática mais instigante, que exijam melhor coordenação motora fina, mais destreza e/ou maior concentração, além de proporcionarem maior autonomia à criança: atar cadarços de sapatos, dobrar as próprias roupas e guardá-las, cortar alimentos de média consistência com uma faca sem ponta, descascar legumes com um utensílio próprio, etc. Segue alguns outros exemplos e dicas de atividades: Jogos de tabuleiro tradicionais Jogos de tabuleiro tradicionais como Damas, Resta ...

Jogos Cognitivos no atendimento psicopedagógico

Os jogos cognitivos  são um excelente recurso para o atendimento psicopedagógico , porém é preciso preservar a ludicidade, usando-o como instrumento de vinculação afetiva e cognitiva com a aprendizagem. Torna-se necessário então que o psicopedagogo faça intervenções de caráter subjetivo, de forma que o indivíduo vá se percebendo e construindo a sua forma de aprender. Os jogos  são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Desse modo, parte-se do reconhecimento da contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento humano e coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos. A cognição entendida nesse contexto como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” (Matlin, 2004), o que envolve uma diversidade de processos mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de problemas. Nesse sentido, as habilidades cogniti...

Hiperlexia: O que é e como diagnosticar:

H iperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras. O que é? A hiperlexia pode ser entendida como uma síndrome, que compreende sintomas como uma alta capacidade de leitura e uma espécie de obsessão por letras e números, porém acompanhada de uma espécie de retardo em outras áreas do desenvolvimento. Essa síndrome pode ser entendida a partir de três características principais:  capacidade precoce de leitura ,  dificuldade em lidar com a linguagem oral  e uma  inadaptação social dos comportamentos . Como diagnosticar? Algumas características podem encaminhar o diagnóstico de hiperlexia, entre elas, deve-se atentar prioritariamente para a precocidade da interação da criança com letras e números. A partir dos 18 meses, crianças hiperléxicas já começam a demonstrar uma capacidade diferenciada para identificação de letras e números, e aproximadam...