Pular para o conteúdo principal

Função executiva, atenção sustentada e atenção alternada, controle motor e movimento de pinça...





Hoje vamos falar sobre função executiva, atenção sustenta , atenção alternada, controle motor e movimento de pinça. E para mostrar como funciona, preparamos um vídeo super bacana. Mais antes de assistir, confira como funciona cada benéfico que essa atividade pode trazer para o seu filho (a): 

A função executiva

É um grupo de habilidades mentais controladas pelo lobo frontal do cérebro que ajudam as pessoas a executar tarefas de forma planejada e organizada. A função executiva nos ajuda a:

§  gerenciar o tempo;
§  prestar atenção;
§  alternar rapidamente o foco;
§  planejar e organizar;
§  lembrar de detalhes;

Atenção sustentada
A atenção sustentada é a habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva, quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem distrações.

Atenção alternada

Pessoas com Atenção Alternada tem a habilidade de alternar o foco da atenção. Perceba que falo de alternar e não de perder o foco. A Atenção Alternada facilita a execução de tarefas que exigem mais de um nível de entendimento. Quer um exemplo? Você precisa montar um móvel e para isso, é preciso ler com atenção o manual para começar a montagem do móvel, certo? Quem tem atenção alternada, irá ler o manual e a cada etapa lida, tentará montar o móvel.
Controle motor
Quando realizamos um movimento no espaço, vários processamentos precisam ocorrer nos níveis moleculares, celulares, musculares e neurais para dar vida à ação motora. Em cada um destes níveis, a quantidade de sub processamentos é muito grande, mesmo quando se trata da execução de movimentos simples. 
Dessa forma, o sistema motor gera movimentos de três tipos, que diferem entre si em sua complexidade e grau de controle voluntário. São eles: reflexos, padrões motores rítmicos e movimentos voluntários.

Deste modo, as funções do controle motor seriam: 

- Controlar a contração de músculos individuais, 
- Controlar o momento de execução de um movimento, 
- Planejar ajustes posturais adequados para determinados movimentos, 
- Compensar a inércia dos membros e a disposição mecânica dos músculos, ossos e articulações antes de iniciar o movimento.

Movimento de pinça.

Conseguir pegar objetos usando o dedo indicador e o polegar é uma conquista muita importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças. Várias tarefas, como a capacidade de escrever e recortar virão, mais tarde, desta conquista. Para treinar e desenvolver o movimento de pinça nas crianças tanto os educadores como os pais podem oferecer ferramentas que trabalhem com essa atividade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades para Estimular as Funções Executivas dos 5 aos 7 anos

N essa idade, as crianças começam a desfrutar melhor de jogos que envolvem regras, embora o nível de interesse varie bastante.  Como um aspecto importante do desenvolvimento dessas habilidades é a presença constante do desafio é importante escolher jogos complexos, mas não tão difíceis.  À medida que a criança for se familiarizando com esses jogos, tente reduzir a participação dos adultos: o desafio é maior para a criança quando ela lembra e aplica as regras por conta própria. Proponha atividades de vida prática mais instigante, que exijam melhor coordenação motora fina, mais destreza e/ou maior concentração, além de proporcionarem maior autonomia à criança: atar cadarços de sapatos, dobrar as próprias roupas e guardá-las, cortar alimentos de média consistência com uma faca sem ponta, descascar legumes com um utensílio próprio, etc. Segue alguns outros exemplos e dicas de atividades: Jogos de tabuleiro tradicionais Jogos de tabuleiro tradicionais como Damas, Resta ...

Jogos Cognitivos no atendimento psicopedagógico

Os jogos cognitivos  são um excelente recurso para o atendimento psicopedagógico , porém é preciso preservar a ludicidade, usando-o como instrumento de vinculação afetiva e cognitiva com a aprendizagem. Torna-se necessário então que o psicopedagogo faça intervenções de caráter subjetivo, de forma que o indivíduo vá se percebendo e construindo a sua forma de aprender. Os jogos  são um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Desse modo, parte-se do reconhecimento da contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento humano e coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos. A cognição entendida nesse contexto como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” (Matlin, 2004), o que envolve uma diversidade de processos mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de problemas. Nesse sentido, as habilidades cogniti...

Hiperlexia: O que é e como diagnosticar:

H iperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras. O que é? A hiperlexia pode ser entendida como uma síndrome, que compreende sintomas como uma alta capacidade de leitura e uma espécie de obsessão por letras e números, porém acompanhada de uma espécie de retardo em outras áreas do desenvolvimento. Essa síndrome pode ser entendida a partir de três características principais:  capacidade precoce de leitura ,  dificuldade em lidar com a linguagem oral  e uma  inadaptação social dos comportamentos . Como diagnosticar? Algumas características podem encaminhar o diagnóstico de hiperlexia, entre elas, deve-se atentar prioritariamente para a precocidade da interação da criança com letras e números. A partir dos 18 meses, crianças hiperléxicas já começam a demonstrar uma capacidade diferenciada para identificação de letras e números, e aproximadam...