Hoje vamos falar sobre função executiva, atenção
sustenta , atenção alternada, controle motor e movimento de pinça. E para
mostrar como funciona, preparamos um vídeo super bacana. Mais antes de assistir,
confira como funciona cada benéfico que essa atividade pode trazer para o seu
filho (a):
A função
executiva
É um grupo
de habilidades mentais controladas pelo lobo frontal do cérebro que ajudam as
pessoas a executar tarefas de forma planejada e organizada. A função executiva
nos ajuda a:
§ gerenciar o tempo;
§ prestar atenção;
§ alternar rapidamente o foco;
§ planejar e organizar;
§ lembrar de detalhes;
Atenção sustentada
A atenção sustentada é a
habilidade de manter-se focado durante uma atividade contínua e repetitiva,
quando a mente está focada em uma mesma tarefa por um longo período, sem
distrações.
Atenção alternada
Pessoas com Atenção Alternada tem a habilidade de alternar o
foco da atenção. Perceba que falo de alternar e não de perder o foco. A Atenção
Alternada facilita a execução de tarefas que exigem mais de um nível de entendimento.
Quer um exemplo? Você precisa montar um móvel e para isso, é preciso ler com
atenção o manual para começar a montagem do móvel, certo? Quem tem atenção
alternada, irá ler o manual e a cada etapa lida, tentará montar o móvel.
Controle
motor
Quando
realizamos um movimento no espaço, vários processamentos precisam ocorrer nos
níveis moleculares, celulares, musculares e neurais para dar vida à ação
motora. Em cada um destes níveis, a quantidade de sub processamentos é muito
grande, mesmo quando se trata da execução de movimentos simples.
Dessa
forma, o sistema motor gera movimentos de três tipos, que diferem entre si em
sua complexidade e grau de controle voluntário. São eles: reflexos, padrões
motores rítmicos e movimentos voluntários.
Deste modo, as
funções do controle motor seriam:
- Controlar a contração de músculos individuais,
- Controlar o momento de execução de um movimento,
- Planejar ajustes posturais adequados para determinados movimentos,
- Compensar a inércia dos membros e a disposição mecânica dos músculos, ossos e articulações antes de iniciar o movimento.
Movimento de pinça.
Conseguir pegar objetos
usando o dedo indicador e o polegar é uma conquista muita importante para o
desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças. Várias tarefas, como a
capacidade de escrever e recortar virão, mais tarde, desta conquista. Para treinar e desenvolver o movimento de
pinça nas crianças
tanto os educadores como os pais podem oferecer ferramentas que trabalhem com
essa atividade
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